Informática na Educação
As aplicações dos recursos de informática na educação, uso da Internet, softwares educacionais
Informática pode ser um grande recurso educacional
Introdução
Com o avanço da tecnologia nas últimas
décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a
utilização de recursos da informática na educação.
Aplicação dos recursos de informática na educação
Muitas escolas do Brasil já possuem um
laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais
e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e
apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os
recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do
aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores
brasileiros.
Em primeiro lugar, temos que partir do
princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é
capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo
como recurso didático necessita de bons professores, preparados e
treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema
tecnológico de forma significativa.
Colocar qualquer software para os alunos
usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto
pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O
aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir
conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve
agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.
O uso da Internet também é um caso
importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na
Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os
alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em
sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem
ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites
confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.
Outro ponto importante é o incentivo à
criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do
computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a
criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um
trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e
gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de
um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina.
Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras
possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros
elementos multimídia.
O importante ao utilizarmos recursos de
informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal
figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de
principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas
para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se
preparando para o mercado de trabalho e para a vida.
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